PR & Moar: Todas diferentes, todas iguais?

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Todas diferentes, todas iguais?

Será que as hashtags serão todas iguais? 
No formato talvez sim, mas de facto estas etiquetas variam de acordo não só com o conteúdo, mas também com o seu uso. 
Hashtags relevance.

A categorização das hashtags assenta fundamentalmente em 3 tipologias básicas:
  • Hashtags de Conteúdo: Se ainda é um newbie nestas andanças, considere, pelo menos nesta fase, a utilização de hashtags que se relacionam directamente com a sua marca, produto ou serviço. Estas irão expor a marca a potenciais clientes, e que antes não estavam familiarizados com a sua presença. A título de exemplo, se possuo um blogue, como é o caso do PR & Moar, devo usar hashtags como #opiniao,  #digital, #publicrelations ou #blogger para expor o mesmo a pessoas que se interessam pelo tema e que ainda não o conhecem.
  • Trending Hashtags: Uma outra óptima forma de aumentar a visibilidade da sua marca é usar as hashtags existentes e que estão na moda (isto é, que estão “trending”). Mas antes de usar uma destas hashtags, tenha a certeza de que a sua mensagem realmente é pertinente. Se o seu post não trouxer qualquer valor acrescentado a determinada realidade, ele puramente será ignorado e, poderá, até mesmo, ser considerado spam. Se, contudo, o seu post é informativo, engraçado ou viral, ele será compartilhado por outros utilizadores e isso irá ampliar o alcance da sua marca. Foi o caso do que se sucedeu, por exemplo, com o post inicial sobre as hashtags, com o vídeo do #jimmyfallon e do #justintimberlake.

  • Hashtags Originais: Por vezes, o problema real do recurso a hashtags demasiado generalistas ou populares, é que os nossos posts podem-se efectivamente perder no meio de centenas de mensagens que estão a usar o mesmo sistema de categorização de temas. Nesse sentido, é uma boa ideia criarmos as nossas próprias hashtags, específicas para o nosso negócio - poderão servir campanhas específicas (para uma promoção especial por ex.) ou então actuar como forma de fortalecer as suas campanhas habituais de marketing (e ser usadas em todos os seus canais sociais, sempre que relevante). A hashtag #prandmoar é por isso, um exemplo bem patente desta tipologia, por ser exclusiva.
Espero com isto ter esclarecido bem a questão das hashtags (3/3), como me tinha sido solicitado recentemente por um dos leitores. 

Que façam bom uso (e proveito!) desta preciosa ferramenta de Relações Públicas e...até ao próximo post!

#publicrelations #socialmedia #hashtags #prandmoar



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