PR & Moar: Making the most out of your #hashtags !

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Making the most out of your #hashtags !

Actualmente o próprio conceito de hashtag ultrapassou o seu precursor Twitter, gerando extrema polémica entre os seus seguidores que imediatamente reclamaram a sua exclusividade. 

Facto é, que marcamos fotos no Instagram da mesma forma ou ainda mais desmedidamente (mea culpa!)... e que até o próprio Facebook cedeu à moda

Mas... e se pretendermos pesquisar uma “hashtag” em todos os serviços de redes sociais...como o fazer?!?

Como prometido no último post ("To tag or not to tag...that is the question!"), deixo-vos com algumas ferramentas de uso obrigatório para esta gestão e controlo da opinião pública.


tagdef.com vai ajudá-lo a encontrar todas as trendy e mais populares hashtags. Torna-se especialmente interessante porque podemos consultar todo o seu histórico e descobrir entre outras coisas, o seu significado, qual a data em que foi utilizada pela primeira vez e quais as hashtags que estão relacionadas.

Mais que isso, cria uma listagem do que é popular,os tópicos mais vistos de sempre, das novas hashtags e principais utilizadores. Ainda em contexto corporativo, torna-se importante porque podemos ver, a título de exemplo, se existem possibilidades de sinergias com outras empresas da área, ou que partilhem os mesmos interesses. 
Se tal não for possível, podemos "secretamente" acompanhar as principais actualizações do sector e da concorrência, estabelecendo assim uma boa prática de "benchmarking".
Já nas hashtags.org podemos encontrar estatísticas mais detalhadas de como determinadas hashtags foram partilhadas durante a última hora ou num determinado período do mesmo dia.  

Aqui poderemos ter uma ideia de quais são as hashtags mais populares durante certo período de tempo e a utilidade que podemos retirar daqui é perceber qual a melhor altura para o nosso tipo de audiência, para potenciar campanhas ou acções específicas.
Sobre este tópico já sabemos o que são, para que servem e ainda como controlar as tendências das mesmas, tirando o melhor partido da sua viralidade. Contudo, existem categorizações, bastante diferentes e com objectivos, também eles, distintos.
Já no meu próximo post irei falar da tipologia das hashtags - não percam!
#hashtags #tagdef #hashtagsorg #publicrelations

Nenhum comentário:

Postar um comentário