PR & Moar: Relações Públicas & Networking

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Relações Públicas & Networking

Enquanto Coordenadora de Relações Públicas de uma rede profissional (BNI – Business Network International), considero este conceito relativamente desconhecido em Portugal no campo das aplicações práticas das RP, daí a escolha do tema para partilha através deste post.

BNI´s Best Elevator Pitch Award, won by PR Andreia Almeida
 on January 2014 (category: 60 seconds presentation)

Mas afinal o que é o Networking ?

A palavra networking, adaptada ao português, significa rede de relacionamentos. 

O seu principio básico é: quantas mais pessoas conhecemos, quanto mais circulamos, maior a probabilidade das oportunidades aparecerem.

Assenta muito, na passagem de referências, no "passa-a-palavra", mas de uma forma mais refinada e técnica – à boa maneira RP.

O networking passa muito por construir uma rede de relacionamentos baseados no principio de confiança profissional – não é, simplesmente, trocar cartões pessoais - como frequentemente esta prática é erroneamente, julgada. 

Ao invés disso, é desenvolver um interesse real e genuíno pelas pessoas: oferecer ajuda, e, se for necessário, depois prestá-la.

Tipos de Networking 

Convém distinguir os vários tipos de networking que temos à nossa disposição, enquanto profissionais de Relações Públicas:

- Networking Presencial: Encontros de Empresários (Ex: BNI); Feiras ou eventos da área, nacionais e internacionais; Conferências; Formações; Get2gether´s ALUMNI, ARPP ou outros; etc. 

Estes tendem a ser bastante eficazes, dado ao foco na comunicação e exposição directa por parte do interlocutor.

- Networking Não Presencial: Redes sociais (ex: Linkedin), Skype, E-mail, Blog´s , Youtube, etc. 

Just go viral!” :)


Sugestões e dicas para um bom RP / Networker

  • Construa uma rede consistente e alimente constantemente estas relações (lamento desiludir – as mesmas não surgem da noite para o dia, nem tão pouco se mantêm de outra forma);
  • Crie oportunidades para contactos colectivos e privados – estes, sentir-se-ão agradecidos e retribuirão na mesma moeda (denominada política “Givers Gain”);
  • Estude o mercado no qual a sua empresa está inserida e observe de perto a concorrência e mais que isso, aprenda com a mesma ( “Benchmarking”);
  • Mantenha-se SEMPRE visível (directa ou indirectamente);
  • Frequente grupos da sua área: associações, fóruns, páginas de interesse (se está aqui no PR & Moar, acredite - já é meio caminho andado! ), etc;
  • Participe, sempre que possa, em feiras (com ou sem stand próprio, através de outros), congressos, convenções, eventos empresariais e/ou associativos, etc.;
  • Valorize as pessoas – as empresas vivem delas e para elas somente;
  • Comunique eficazmente quem é, o que faz, e que referências necessita – as pessoas não adivinham o que quer, a menos que lhes diga .


Resumindo…better work on that Elevator Pitch of yours

(I know I did!) .






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