PR & Moar: Clipping!

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Clipping!

Para quem ainda não sabe, o processo de clipping pertence à área da Comunicação, mais especificamente, das Relações Públicas.

O Clipping é a colecção e o acompanhamento da repercussão da imagem de uma empresa através dos meios de comunicação.


No clipping, o profissional de relações públicas da empresa observa, pesquisa e analisa como a empresa está a ser divulgada pelos meios de comunicação social, não só através de reportagens de revistas, jornais, televisão, internet, mas também através de referências em congressos ou eventos, etc.

A velha guarda das RP´s defende o recorte, gravações e colagens físicas, para este processo, de forma a controlar a sua exposição perante o público.

Eu...não. (só porque sou do "contra")

Existem imensas ferramentas digitais que o profissional de relações públicas tem à sua disposição para a elaboração deste trabalho, e o mesmo pode e DEVE ser divulgado.

Qual a que uso? A plataforma ISSUU.



O ISSUU é um serviço online que permite a publicação/visualização de materiais digitalizados, como portefólios, livros, revistas, jornais e outros tipos de meios de comunicação social. 

Ou seja, tudo aquilo que normalmente encontramos impresso, mas em versão DIGITAL (que é claramente o caminho que temos de tomar).

Ao utilizar este serviço, qualquer um toma o lugar de redator e o material publicado não perde a sua aparência de meio comunicativo, pois graças à opção animada de mudança de página (o “folhear”), quase que nos dá a sensação de que temos o mesmo em mãos.


Apesar de todos os documentos poderem ser visualizados online, grande parte deles permitem, também, o seu download, quando autorizado pelo respectivo administrador.

O que mais se destaca neste site é o facto de que cada publicação efectuada é rápida, fácil e totalmente grátis.  (Aweee! \o/)

Em apenas alguns segundos conseguimos ter um livro ou uma revista que podem também ser partilhados em qualquer outro site/redes sociais, como é o caso do Facebook.


É sempre importante lembrar que o clipping mede o retorno da actividade das Relações Públicas da empresa, possibilitando não só a hipótese de aumentar o seu market share, mas também de posicionar a mesma perante a concorrência com maior segurança... fazendo assim, a diferença.

Fica a dica!

ISSUU - You Publish!

Nenhum comentário:

Postar um comentário