Enquanto Coordenadora de Relações Públicas de uma rede
profissional (BNI – Business Network International), considero este conceito
relativamente desconhecido em Portugal no campo das aplicações práticas das
RP, daí a escolha do tema para partilha através deste post.
BNI´s Best Elevator Pitch Award, won by PR Andreia Almeida on January 2014 (category: 60 seconds presentation) |
Mas afinal o que é o
Networking ?
A palavra networking, adaptada ao português, significa rede
de relacionamentos.
O seu principio básico é: quantas mais pessoas conhecemos,
quanto mais circulamos, maior a probabilidade das oportunidades aparecerem.
Assenta muito, na passagem de referências, no "passa-a-palavra", mas de uma forma mais refinada e técnica – à boa maneira RP.
O networking passa muito por construir uma rede de
relacionamentos baseados no principio de confiança profissional – não é,
simplesmente, trocar cartões pessoais - como frequentemente esta prática é erroneamente, julgada.
Ao invés disso, é desenvolver um interesse real e genuíno pelas
pessoas: oferecer ajuda, e, se for necessário, depois prestá-la.
Tipos de Networking
Convém distinguir os vários tipos de
networking que temos à nossa disposição, enquanto profissionais de Relações
Públicas:
-
Networking Presencial: Encontros de Empresários (Ex: BNI); Feiras ou eventos da
área, nacionais e internacionais; Conferências; Formações; Get2gether´s ALUMNI,
ARPP ou outros; etc.
Estes tendem a ser bastante eficazes, dado ao foco na
comunicação e exposição directa por parte do interlocutor.
- Networking
Não Presencial: Redes sociais (ex: Linkedin), Skype, E-mail, Blog´s , Youtube, etc.
“Just go viral!” :)
Sugestões e dicas para um bom RP / Networker
- Construa uma rede consistente e alimente constantemente estas relações (lamento desiludir – as mesmas não surgem da noite para o dia, nem tão pouco se mantêm de outra forma);
- Crie oportunidades para contactos colectivos e privados – estes, sentir-se-ão agradecidos e retribuirão na mesma moeda (denominada política “Givers Gain”);
- Estude o mercado no qual a sua empresa está inserida e observe de perto a concorrência e mais que isso, aprenda com a mesma ( “Benchmarking”);
- Mantenha-se SEMPRE visível (directa ou indirectamente);
- Frequente grupos da sua área: associações, fóruns, páginas de interesse (se está aqui no PR & Moar, acredite - já é meio caminho andado! ), etc;
- Participe, sempre que possa, em feiras (com ou sem stand próprio, através de outros), congressos, convenções, eventos empresariais e/ou associativos, etc.;
- Valorize as pessoas – as empresas vivem delas e para elas somente;
- Comunique eficazmente quem é, o que faz, e que referências necessita – as pessoas não adivinham o que quer, a menos que lhes diga .
Resumindo…better work on that Elevator Pitch of yours!
(I know I did!) .
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