Para quem ainda não sabe, o processo
de clipping pertence à área da
Comunicação, mais especificamente, das Relações Públicas.
O Clipping é a colecção e o acompanhamento da repercussão da imagem
de uma empresa através dos meios de comunicação.
No clipping, o profissional de relações públicas da empresa observa,
pesquisa e analisa como a empresa está a ser divulgada pelos meios de
comunicação social, não só através de reportagens de revistas, jornais, televisão,
internet, mas também através de referências em congressos ou
eventos, etc.
A velha guarda das RP´s defende o
recorte, gravações e colagens físicas, para este processo, de forma a controlar a sua
exposição perante o público.
Eu...não. (só porque sou do "contra")
Existem imensas
ferramentas digitais que o profissional de relações públicas tem à sua disposição
para a elaboração deste trabalho, e o mesmo pode e DEVE ser divulgado.
Qual a que uso? A plataforma ISSUU.
O ISSUU é um serviço online que permite a publicação/visualização
de materiais digitalizados, como portefólios, livros, revistas, jornais e
outros tipos de meios de comunicação social.
Ou seja, tudo aquilo que
normalmente encontramos impresso, mas em versão DIGITAL (que é claramente o
caminho que temos de tomar).
Ao utilizar este serviço, qualquer
um toma o lugar de redator e o material publicado não perde a sua aparência de
meio comunicativo, pois graças à opção animada de mudança de página (o “folhear”),
quase que nos dá a sensação de que temos o mesmo em mãos.
Apesar de todos os documentos
poderem ser visualizados online,
grande parte deles permitem, também, o seu download,
quando autorizado pelo respectivo administrador.
O que mais se destaca neste site
é o facto de que cada publicação efectuada é rápida, fácil e totalmente grátis. (Aweee! \o/)
Em apenas alguns segundos
conseguimos ter um livro ou uma revista que podem também ser partilhados em
qualquer outro site/redes sociais,
como é o caso do Facebook.
É sempre importante lembrar que o
clipping mede o retorno da actividade das Relações Públicas da empresa, possibilitando não só a hipótese de aumentar o seu market share, mas também de posicionar a mesma perante a concorrência com maior
segurança... fazendo assim, a diferença.
Fica a dica!
ISSUU - You Publish!
Nenhum comentário:
Postar um comentário