O "Street Marketing" ou em português, "Marketing de
Guerrilha", consiste numa técnica moderna e agressiva desta área, que teve
origem nas décadas de 70-80 como resposta às campanhas de publicidade nos meios
de comunicação tradicionais (televisão, imprensa e rádio) e que se baseavam em
grandes gastos e caras conhecidas para vender produtos e serviços variados.
Porque os pequenos empresários também necessitavam de
prosperar mas não eram capazes de suportar os custos de tais campanhas, surgiu
a necessidade de “guerrilhar” - ou seja, encontrar métodos de promoção
inovadores que pudessem oferecer vantagens competitivas a baixo preço, a
verdadeira definição de "marketing de guerrilha".
Actualmente, continua a constituir-se não só como uma boa
alternativa para pequenas empresas, como também serve grandes empresas enquanto
estratégia complementar às grandes campanhas publicitárias.
Dada a sua componente profundamente criativa, torna-se
impossível limitar as estratégias de acção do marketing de guerrilha a uma
lista fechada.
Todavia, apresento-vos algumas das técnicas mais
frequentemente utilizadas:
- Flashmobs;
- Arte Urbana;
- PR Stunt (tipo de evento único para chamar a atenção do publico e veículos de media);
- Marketing de" Emboscada" (por exemplo, invadindo um evento a decorrer);
- Astroturfing (acções que criam a impressão de movimentos espontâneos e populares);
- Marketing Invisível.
Deixo também um exemplo no mínimo..."dramático" de um conhecido canal de TV e sobre este tema (!):
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